Tuesday, January 14, 2014

A Costela de Adão - Roteiro para TV

Este roteiro eu comecei a fazer pensando em mandar para a turma do Casseta & Planeta. Infelizmente o programa acabou antes que eu terminasse. Depois soube que a Globo proíbe a análise de textos de pessoas de fora, devido problemas de direito autoral. O roteiro é baseado numa peça de teatro que escrevi em 1994 e chegou a ser ensaiada pelo grupo GEMT de Laguna SC. Infelizmente eles não concluíram a montagem  da peça. Esta versão está inacabada, mas se aparecer algum interessado eu termino.

A Costela do Adão
De Gilmar Milezzi


Novelinha em oito capítulos


Elenco:

Massaranduba:           como Adão
Maria Paula:               como Eva
Montanha:                  como Gabriel

Apresentando: Chicória Maria, como a Serpente, em seu primeiro papel dramático na TV.

Sinopse:

Certo dia, no Paraíso, Adão acordou com o seu par de neurônios em curto-circuito e percebeu que estava só. Para onde quer que ele olhasse só via animais, bestas sem alma, que nem sequer sabiam existir. E por não haver nenhuma criatura semelhante a ele, Adão entrou em crise existencial, fez greve de fome e apelou em todas as instâncias celestiais. Tanto esperneou, que o Criador resolveu conceder-lhe uma companheira.
No princípio,  Adão ficou feliz. Finalmente ter um ser humano para dividir sua solitária existência no Paraíso. Todavia, sua companheira era uma mulher, uma fêmea da sua espécie, algo que ele nem sabia para que servia, sexo, então, nem pensar. Aliás, Eva era a primeira fêmea de qualquer espécie a existir no Éden, um clube do bolinha zelosamente administrado pelo arcanjo Gabriel, que de sexo também não entendia nada, mas era o síndico do pedaço e se achou na obrigação de administrar a encrenca que estava se prenunciando. Para complicar, uma certa cobra resolveu também dar seus palpites na relação daqueles dois pombinhos.
Essa é a história de Adão e Eva, numa versão que não está no catecismo.

Sugestão de figurinos:

Eva: Malha colante imitando tom de pele. Como acessório, a personagem será dotada de grandes seios postiços e, no final, uma folha de parreira.

Adão: Malha colante em tom de pele. No final, usará uma folha de bananeira.

Gabriel: Toga branca, com detalhes em dourado. Como acessórios, a personagem usará um pequeno par de asas e uma espada, também em tamanho diminuto, mas acondicionada numa grande bainha pendurada na sua cintura.

Serpente: Malha colante em tom imitando a pele de cobra. A personagem não utilizará acessórios. Sua caracterização se completará com maquiagem e expressão corporal.
CAPÍTULO I


CENA 01 - JARDIM DO ÉDEN.

Adão está debaixo da macieira. Sentado numa pedra, ele imita a estátua “O Pensador”.


NARRADOR

Esse é Adão, o primeiro ser da espécie humana, depois de mais um estafante dia de trabalho no Jardim do Éden. Notem-lhe o olhar aguçado, a expressão inteligente, a beleza de...Bem... Deixa pra lá. O fato é que, cansado da dura vida de funcionário público, e de conversar com animais que nada lhe respondiam, Adão resolveu botar seus dois neurônios para funcionar e dar um fim à pasmaceira geral que dominava sua, até então, breve existência.

Gabriel entra em cena.

GABRIEL
E aí, mané? O que é que tá pegando?

ADÃO
         (Suspirando)
Tava aqui pensando...

GABRIEL
De novo? Por isso sinto esse cheiro de queimado. Você tem que parar com essa mania de pensar, Adão. Pô, vai acabar botanto fogo na árvore do fruto proibido. Olha aí, ó! Já tem folha chamuscada.

ADÃO
Ora! Pensar não é minha prerrogativa?

GABRIEL
Hum! Tá falando difícil, hein mané? Isso só pode ser coisa daquele roteirista novo. Odeio principiante.

ADÃO
Pensar tem tudo haver comigo. Afinal... Não fui feito à imagem e semelhança do Criador?

GABRIEL
Bem...Mais ou menos. Como cópia, tu não é lá grande coisa, morou? Mas diz aí... O que tá esquentando essa cachola?



ADÃO
         (dando de ombros)
 Bem... Só umas coisinhas básicas. Por exemplo: quem sou eu? De onde eu vim? Para onde vou? Por que...

GABRIEL
Tá bom, eu já entendi. Sabia que isso ia dar rolo, mas o Criador não quis me ouvir.

ADÃO
Agora quem não entendeu fui eu.

GABRIEL
Deixa pra lá. Por que você não esquece esse negócio de pensar e aproveita a moleza? Vai por mim. Garanto que não tem lugar melhor que esse aqui.

ADÃO
Não sei não. Todo dia é a mesma coisa: dormir, comer, dormir... Não tem nada pra fazer, além de conversar com esses bichos de quatro patas.

Dois veadinhos entram em cena trotando alegremente, um atrás do outro. Param próximos de Adão e Gabriel.

VEADO 1
Eu não sou gay!

VEADO 2
Sei, sei. Vamos brincar na cachoeira?

VEADO 1
Tá bom, mas só um pouquinho.

Os dois veadinhos saem de cena, trotando alegremente.

ADÃO
         (confidenciando)
Esses dois aí são muito esquisitos.

GABRIEL
O que é que tem? Os animais do Éden podem ser ótimas companhias. Você tem que usar a imaginação, Adão.




ADÃO
         (olhando para a câmera)
Acho que esse cara tá me estranhando... Vou dar porrada.

Adão agarra Gabriel e o enche de cacete. Gabriel fica no chão, com olho roxo e a toga esfrangalhada.

GABRIEL
Pô! Isso não tava no contrato.

ADÃO
Aí, eu sou espada, morou?

GABRIEL
         (levantando com dificuldade)
Tá certo. Ui! Vamos mudar de assunto, antes que o meu plano de saúde aumente a mensalidade.

ADÃO
Pô! Mas logo agora que tava ficando bom.

GABRIEL
Bom prá quem, cara-pálida?

(Close em Adão, que sorri “amarelo” e faz cara de bobo.)

GABRIEL
Foi o que pensei. E eu ainda perco o meu tempo falando com esse “mala”.

ADÃO
Tá querendo levar porrada...

GABRIEL
Agora não, mané. Tenho uma mensagem do Chefe prá ti.

ADÃO
Mensagem? Ué! Por que não disse logo? Eu nunca recebi uma mensagem antes.

GABRIEL
Bom, agora recebeu. O Criador ouviu a choradeira e resolveu atender o teu pedido.


ADÃO
Então... Acabou minha solidão?

GABRIEL
Sim. Tu vai ter a companhia de um ser da tua espécie... Como se um só já não bastasse.

ADÃO
         (Olhando para o alto)
Pô! Valeu, chefia.

GABRIEL
         (Tirando um papel do bolso)
Bom... Então, que se cumpra a vontade Divina. Hum!... As linhas estão um pouco tortas, mas dá prá entender. Vejamos...

ADÃO
         (ansioso)
Pô. Vai demorar muito?

GABRIEL
Segura a onda, Mané! A coisa não é assim tão simples. Tenho que seguir o regulamento, preencher alguns formulários e aguardar o despacho celestial.

ADÃO
Ih! Lá vem burocracia...

GABRIEL
Bom... O prazo regulamentar é de nove meses.

ADÃO
Pô! Tudo isso?

GABRIEL
         (Apontando prá cima)
Calma. Mas como tu tem costas quentes, a tua encomenda chega amanhã.  

ADÃO
Ainda?

GABRIEL
Não abusa, mané. aproveita a noite que se aproxima e vai dormir. Amanhã, quando tu acordar, tudo estará resolvido.


ADÃO
         (Deitando-se)
Dormir? Acho que nem vou conseguir fechar os olhos. Vou ficar aqui embaixo, contando as maçãs.

GABRIEL
Boa idéia. Só não esquece que esse fruto é proibido para ti. Podes contá-lo, mas não toca-lo.

ADÃO
         (Close)
Ih! O cara...Como é que vou esquecer, se ele não para de falar isso?

GABRIEL
Só falta este mané descobrir a Lei da Gravidade.
Mais uma coisinha... Amanhã terás uma costela a menos.

A resposta de Adão é um sonoro ronco.

GABRIEL
         (Close)
Pô! O sacana já dormiu.

Foco em Adão, que vira de lado e continua a dormir tranqüilamente (freeze).

NARRADOR
O que aguardará nosso ...hum!... herói no dia seguinte? Terá a companhia que tanto deseja? Ou tudo não passará de uma grande piada celestial? Quem matou Lineu? Opa! Essa já é velha. Bem... De qualquer modo não percam a emocionante seqüência desse drama, num gentil oferecimento das Organizações Tabajara. (vinheta).














CAPÍTULO II

CENA 02 - EVA.

AMANHECE O DIA NO JARDIM. O CANTO DOS PÁSSAROS ENCHE O AR E ADÃO CONTINUA DORMINDO, BABANDO E RONCANDO. AO SEU LADO, EVA DORME TRAQUILAMENTE, APESAR DO BARULHO.
                     (A câmera focaliza Eva e percorre o seu corpo como se fosse o olhar do narrador. Focaliza os seios dela, depois desliza lentamente para o ventre).

NARRADOR
Ih! Olha só! Não é que esse mané conseguiu? Agora já tem a companhia de um ser semelhante a ele. Bom... mais ou menos. Esse  parece que já vem com silicone.  Se olharmos direitinho, deve ter outras diferenças... Bom, é melhor parar por aqui. Afinal, este é um programa quase família.
         (Plano médio)


ADÃO ACORDA E ASSUSTA-SE AO PERCEBER A PRESENÇA DE EVA.

ADÃO
Ai! Que bicho é esse?

FICA DE PÉ EM UM PULO E SE ESCONDE ATRÁS DA MACIEIRA. DEPOIS VOLTA E SE APROXIMA, CAUTELOSO.

ADÃO
 O que temos aqui? Uma criatura nova no paraíso. Será que tu é a companhia que o Chefão me prometeu?

EVA ACORDA E, ASSUSTADA, OLHA PARA ADÃO. FAZ BEICINHO E CARA DE CHORO.

 EVA
Mamãe?

ADÃO
         (Segurando Eva nos ombros)
Hum!... Tu não parece muito comigo. Tuas formas são um pouco mais...
(Gesticula, descrevendo as formas arredondadas de Eva).
Pelas estrelas! Que peitos enormes!
         (Olha para o sexo de Eva)
Ué? cadê o teu bilau? Ih! Olha aí, ó! Acho que tu veio com defeito de fabricação.
EVA
Mamãe?

ADÃO
Ih!... Já vi que vou ter que reclamar no PROCOM.

GABRIEL ENTRA EM CENA

GABRIEL
Ah! Vejo que já conheceu Eva. Muito bem! Muito bem! Então, meu caro Adão, o que achou da tua nova companhia?

ADÃO
É um pouco diferente
         (gesticula, referindo-se aos peitos de Eva)

GABRIEL
Claro, mané. Ela é uma mulher. É uma fêmea da tua espécie.

ADÃO
Aí, ó. Não foi isso que eu pedi. Ela nem mesmo tem um bilau, como eu.

GABRIEL
Ih! O cara, ó... Fêmeas  não têm bilau, mané.

ADÃO
Pô! Acho que fui enganado.

GABRIEL
Tu levou foi a maior sorte. É a primeira vez que o Criador bota uma fêmea no paraíso.

ADÃO
Isso é bom?

GABRIEL
Ah! Isso eu não sei. Tu vai ter que descobrir, morou?

ADÃO
         (Pensativo)
Uma fêmea... E sem bilau? Não sei, não. Acho que fui enganado.

GABRIEL
Bilau! Bilau! Tu nem sabe prá que serve isso.
EVA
Mamãe?

ADÃO
Pô, ela só fala isso?

GABRIEL
Tu foi a primeira criatura que ela viu.

ADÃO
E daí?

GABRIEL
Se liga, mané! Eva tá pensando que tu é a mãe dela, morou? Bom, de certa forma faz sentido.

ADÃO
Aí! Não entendi nada.

GABRIEL
Ela foi feita da tua costela, mané.

ADÃO
         (Apalpando a barriga)
Pô! Por isso tô sentindo um vazio aqui.

EVA
Mamãe?

ADÃO
         (abrindo os braços e correndo para Eva)
Filhinha!

EVA
         (Correndo para os braços de Adão)
Mamãe, mamãe!

GABRIEL
         (Para a câmera)
Isso não vai dar certo.

ADÃO
Eu sou mãe!

EVA
Mamãe! Mamãe!


GABRIEL
Peraí, mané. Acho melhor te explicar umas coisinhas.

EVA
         (abraçada com Adão)
Mamãe! Mamãe!


ADÃO
Filhinha!

GABRIEL
Vão parar com essa frescura? Tu é o macho da espécie humana. Eva é a fêmea. Somente as fêmeas podem engravidar. Entendeu, mané?

ADÃO
Não.

GABRIEL
Já vi que isso vai longe...

ADÃO
Pô! Se não sou a mãe, como é que ela nasceu de mim?

GABRIEL
         (Embaraçado)
Bom... Ela tinha que sair de algum lugar, né? Daí o Criador tomou uma de tuas costelas emprestada para criar Eva.

ADÃO
Pô! Eu já tava me acostumando com a idéia.

GABRIEL
Aí, o cara ó!

ADÃO
         (batendo os pés e fazendo pirraça)
Eu quero ser a mãe, eu quero!

Gabriel
(Pegando Adão pelas orelhas)
Menino mau! Agora presta atenção, mané. Tu conseguiu a companhia que queria. Agora descobre o que fazer com ela e vê se não enche mais o saco!
ADÃO
E prá que ela serve?

GABRIEL
Pô! Sei lá! Como é que eu vou saber? Nunca teve uma teve uma fêmea aqui. Acho que o Criador tá de gozação contigo, mas esse negócio de brincar de mamãe não tem nada haver, morou?

EVA
Mamãe?

ADÃO
Pô. Será que ela só sabe falar isso?

GABRIEL
Eva acabou de nascer. Espera um pouco prá ver. Ela vai falar mais do que tu vai agüentar.

ADÃO
O que eu faço agora?

GABRIEL
         (Dando de ombros)
Sei lá. Tu não queria uma companhia? Mostra o Paraíso prá ela. Se vira, mané.

ADÃO
Pô! Acho que me dei mal.

GABRIEL
Deixa de conversa mole e se manda, que eu ainda tenho fazer um relatório prá diretoria.

EVA
Mamãe?

ADÃO
Acho que vou dar porrada!
(Adão enche Eva de porrada)

EVA
         (close)
Mamãe?

ADÃO
Aí, Ó! Já descobri prá que eu ela serve. Agora vamos prá cachoeira brincar com os veadinhos.
GABRIEL
         (Olhando para a câmera, em close).
Acho que ele ainda não entrou no espírito da coisa.
         (Plano médio)
Mostra o Éden para Eva, mas vê se não esquece da proibição, hein? Na árvore do fruto proibido não podem tocar.

ADÃO
Por que não?

GABRIEL
         (Berrando)
Porque eu tô dizendo!
         (eco)

ADÃO
         (Cutucando o ouvido).
Entendi.

GABRIEL
Demorou. Agora vai.

(Adão pega um boneco representando Eva pelos cabelos e o arrasta, saindo de cena, sob o olhar de Gabriel).

GABRIEL
         (Em close, meneia a cabeça)
Que mané! Desse jeito, ele nunca vai comer o fruto proibido.
         (Freeze)

NARRADOR
E agora? O que acontecerá? Será que Adão vai descobrir o que fazer com Eva? Será que vai comer o fruto proibido? E já que estou fazendo tanta pergunta idiota, alguém aí sabe quem matou Lineu? Ninguém sabe? Bom, de qualquer modo, não percam o próximo capítulo desta impagável comédia celestial, num oferecimento das...
         (Vinheta das Organizações Tabajara)









No comments: