Sunday, January 19, 2014

Nur na escuridão, de Salim Miguel

Nur na escuridão, o décimo oitavo livro do escritor catarinense Salim Miguel relata a trajetória de uma família de imigrantes libaneses que veio para o Brasil na década de 20. Embora seja uma obra de ficção, o livro reflete as vivências pessoais do autor, nas quais se baseia para tecer com a competência de sempre histórias repletas de lirismo, onde o mar aparece como um dos personagens, voluntarioso e cheio de vontades.
Iniciado em 1994, o livro passou um período engavetado, enquanto o escritor dava seqüência a outros projetos literários, ao fim dos quais o retomou. Nur, que em árabe significa luz e liberdade, e também é uma das denominações de Alá. Metade de suas histórias se passa em Biguaçu e Florianópolis. A outra metade passa por outras paragens, entre as quais o Rio de Janeiro, onde começa a saga dos libaneses que vieram para Santa Catarina num período em que o Brasil vivia a ascensão de Getúlio Vargas.

O livro conquistou alguns importantes prêmios literários do país, entre os quais o da Associação de Críticos de Arte de São Paulo, logo após seu lançamento, ainda em 1999, e o prêmio Zaffari & Bourbon da 7ª Jornada de Literatura de Passo Fundo, que dividiu com o baiano Antonio Torres.

"Nur na Escuridão" (Editora Top Books, 258 páginas), de Salim Miguel

No comments: