Wednesday, July 22, 2020

Marketing digital para escritores Independentes - Redes Sociais


Qual o caminho para divulgar a si mesmo e sua obra?

Sair do anonimato não é uma empreitada fácil para o escritor indie. Afinal, ele não conta com os recursos e a estrutura de uma editora. Só pode contar com seu próprio esforço e, talvez, de um grupo de familiares e amigos. Aliás, a ajuda de parentes e amigos só funciona por um certo tempo. Depois, todo mundo se dispersa no marasmo em que mergulha aquilo que já não é novidade entre eles. Você então, fica sozinho para empreender uma jornada dura e cheia de percalços.

 

Se você é adepto das redes sociais, já tem um caminho a seguir, mas convém tomar alguns cuidados básicos. Então, vamos a eles:

 

·        Não confunda sua página pessoal com a página de autor, por exemplo. Na página de autor, seu esforço deve ser no sentido de criar uma imagem pública de escritor. Então evite postagens pessoais, que remetam ao seu cotidiano como pessoa;

 

·        Na página de autor, evite tretas ou discussões que não tenham relação com o mundo literário e a literatura que você faz;

 

·        Procure conhecer as ferramentas dos aplicativos das redes sociais, que possam facilitar o alcance orgânico de suas postagens;

 

·        Defina o perfil do leitor de sua literatura;

 

·        Programe-se para investir no impulsionamento pago, se puder.

 

 

 

A presença online é muito importante para estabelecer um diálogo com o leitor e outros autores e, assim, controlar o que dizem sobre você e sua obra. Lembre-se que críticas podem ocorrer e aprenda a tirar proveito delas, para crescer como escritor.

 

 

·        Mantenha o canal do diálogo aberto. Isso é importante para engajar o leitor em sua obra;

 

·        Interaja com o leitor e outros autores. Participe de grupos de discussão, dê sua opinião e contribua com sua experiência e conhecimento;

 

·        Monte uma estratégia. Construa uma narrativa consistente e coerente com seus objetivos e não perca de vista o crescimento de sua presença em outros canais;

 

·        Escolha a rede social de acordo com o perfil do seu leitor. Sua literatura é destinada para qual público? Definir o nicho onde sua literatura está situada é imprescindível. Se você é um autor de Aventura e Fantasia, deve procurar os grupos de leitores que apreciam esse semento;

 

·        Considere também, se o tipo de conteúdo que pretende divulgar é adequado para as características da rede social escolhida.

 

No marketing digital, as redes sociais são divididas em dois canais, nos exemplos a seguir:

 

·        Canais de procura: YouTube e Pinterest;

·        Canais de engajamento: Facebook, Twitter, Linkedin;

·        Canal de engajamento e procura: Instagran.

 

É claro que há outras redes sociais. Você deve decidir sobre a conveniência de marcar sua presença em cada uma. Contudo, concentrar seu esforço na rede que possa lhe trazer mais resultado pode ser a melhor estratégia, a menos que você disponha de uma equipe, ou possa contratar uma empresa de marketing digital.

 

É altamente recomendável ficar atento ao que outros autores publicam e a reação do público. Interaja nessas publicações e torne-se conhecido nas redes de outros escritores, mas tenha o cuidado de fazer contribuições relevantes. Participar apenas para marcar presença não é uma boa política.

 

O retorno do seu esforço de divulgação nas redes sociais depende ainda do entendimento que você tem do seu público, o que consome e o que posta, que páginas ou publicações segue. Essa compreensão vai auxiliar você em sua estratégia e definir o tipo de conteúdo de suas postagens, vídeos, textos e imagens, bem como um calendário e sua frequência diária e horário das publicações. De modo geral, é entendimento no meio do Marketing Digital, a seguinte frequência diária:

 

·        Facebook: 2 vezes;

·        Twitter: 3 vezes;

·        Instagram:  1 vez.

 

Considere ainda que se trata de uma frequência média. Você deve encontrar a que melhor responde às suas necessidades, bem como o horário mais adequado para suas publicações. Mais uma vez, isso depende do conhecimento que você tem do seu público e da sua marca, sua identidade como escritor e a identidade de suas publicações.

 

Cuide para que a sua imagem como autor e o conceito que envolve suas publicações estejam claramente definidos. Apresentar-se numa postagem como autor de autoajuda e em outra como escritor de histórias de horror e fantasia, ou eróticas, pode não ser uma boa estratégia em termos de credibilidade para sua literatura. No entanto, caso você trabalhe com vários gêneros, é possível criar várias personas diferentes para cada um ou, no caso, pseudônimos para cada gênero. Esse assunto será aprofundado no próximo post.

 

 

Nota do autor:

 

O conteúdo deste artigo foi escrito a parir de um curso de Marketing digital que fiz na Rock Content, que é uma referência na área. Se você quiser se aprofundar, sugiro que visite o site deles. Alguns cursos são oferecidos gratuitamente.


 

Marketing digital para escritores Independentes

Como você quer ser visto pelo seu público leitor?

 

Branding — Construa sua marca

 

No jargão do Marketing Digital, a Brand Persona é a identidade da empresa, sua marca e sub marcas e todos os conceitos que a envolvem: Essência da marca; Missão; Promessas. Esses mesmos conceitos, devidamente adaptados, podem ser aplicados ao autor e suas obras.

 

A construção de uma Brand Persona implica em definir algumas características da imagem que se pretende transmitir na comunicação com o público, como tom de voz, vocabulário e formas de argumentação.

 

·        Gênero Literário. A definição de gênero e sub gênero da literatura que você pratica é parte importante do processo de fixação de sua marca e determina como será referenciado pelo leitor.

 

·        As categorias de gênero, na literatura, assim como sub categorias, se referem às diversas formas de classificação das obras literárias, a partir dos gêneros épicos, líricos e dramáticos. Para o fim que propomos, consideramos as categorias drama, romântico, humor, ficção científica, policial, aventura, fantasia e horror, entre outras categorias.

 

Para a construção

 

Interação com o seu público nas redes sociais.

 

Acompanhe o leitor e o que ele fala sobre você e sua obra. Verificar as notificações nas suas páginas deve se uma rotina várias vezes durante o dia. Responda aos questionamentos no prazo de 24 horas, principalmente se você tiver uma página de venda dos seus livros, pois problemas podem ocorrer. Agilidade e empatia são as palavras chaves. Lembre-se que, além de escritor você é uma empresa, uma editora. seus leitores tem direitos de consumidor e devem ser respeitados.

 

Acostume-se a seguir blogs literários e grupos literários. Interaja com eles nas redes sociais e em grupos de discussão. À frente dos blogs e da administração desses grupos há influenciadores, cada qual com seu próprio grupo de seguidores. Uma boa razão para se interagir com eles.

 

·        Ofereça brindes (marcadores de páginas são muito apreciados) e livros para resenhas;

 

·        Crie promoções que envolvam blogs e grupos de literatura;

 

 

·        Participe de coletâneas organizadas por blogueiros;

 

·        Participe das discussões e faça contribuições que agreguem algum valor;

·        Seja você mesmo um influenciador, ao compartilhar sua experiência e conhecimento sobre a literatura independente, por exemplo. Torne-se conhecido como uma autoridade no assunto;

 

·        Seja um blogueiro. Se você não tem um blog, crie um. Você poderá publicar artigos, contos, poesia ou o que imaginar, e publicar rapidamente. Depois disso, divulgue nas redes sociais, junto com seus livros.

 

Ao tornar-se um influenciador, você estabelece uma autoridade nas redes sociais e aumenta sua visibilidade e engajamento, com comentários e compartilhamento de suas postagens, além de aumentar o tráfego em sua página.

 

 

 

 

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