Sunday, October 04, 2020

Preparação de livro independente para publicação

 

Conseguiu terminar a revisão? Dê uma relaxada e prepare-se para a próxima etapa!

 

A preparação dos originais para publicação.

Certifique-se de que o tom e a linguagem estão adequados ao gênero para o qual você escreveu. Sobretudo, verifique se estão corretos para o público que você pretende atingir. O cuidado deve ser redobrado, quando o livro se destina a uma faixa etária ampla e pode ser lido tanto por adultos, quanto por crianças e adolescentes.

 

·         Operação cata piolhos

Mesmo que você tenha acabado a revisão, precisará passar um pente fino no texto e eliminar os erros que não são vistos a olho nu. Supondo que esteja usando o Word, acione a tecla Ctrl+Shift+8 para ver os caracteres ocultos e decidir o que deve ser eliminado.

Para eliminar os espaços em branco, acione novamente a tecla Ctrl+U. Aparecerão duas caixas de diálogos. Na primeira caixa, clique duas vezes com a barra de espaço e uma vez na segunda. Isso eliminará os espaços duplos.

 

·         Tamanho da página e tipo de letra

Você deve considerar alguns fatores, para decidir o formato do seu livro. Se você é um escritor independente, que vai pagar tudo do seu próprio bolso, o tamanho ideal é o formato A5, que é 14 cm x 21 cm e fica legal para livros de ficção em geral. Nesse caso, se o custo é importante, o tipo de letra mais econômico é o Garamond tamanho 12, que é grátis e ocupa menos espaço.

Livros de poesia e livros de bolso podem ser impressos no formato 11 cm x 17,8 cm. Lembre-se que os formatos padrão são pensados para minimizar o desperdício de papel. Se o tamanho não for importante para o seu projeto, prefira essas medidas.

 

Partes de um livro – Estrutura do original

 

  • Elementos pré-textuais.

Capa. É a apresentação do livro e a promessa do conteúdo. A expressão “O livro se vende pela capa” traduz perfeitamente o que se espera de uma capa bem elaborada. Ao autor independente, que não domine os programas gráficos de editoração e manipulação de imagem, nem tenha habilidade para o desenho, é recomendável que contrate um profissional experiente na área. Economizar neste item pode não ser uma boa ideia.

 

Falsa Folha de rosto. Onde se coloca apenas o título da obra e o nome do autor;

 

Folha de rosto ou frontispício. Deve conter: título, autor, editor (se houver), prefaciador, tradutor, nome da editora;

 

Página de créditos. Deve conter o nome do autor da capa e demais profissionais e empresas envolvidos na produção do livro;

 

Sumário. Relação de capítulos ou divisões da obra e as páginas onde se iniciam;

 

Ficha Catalográfica: Deve ser preparada por um bibliotecário e deve conter todos dados da publicação, como título, autor, editora, gráfica, número da edição e ISBN. As gráficas contratadas para publicação também prestam esse serviço;

 

ISBN.  International Standard Book Number. É o número identificador da sua publicação. Deve ser solicitado à Câmara Brasileira do Livro, através do site. Se pretende você mesmo fazer a solicitação, deve se cadastrar como editor. Contudo, O ISBN Também pode ser solicitado à gráfica contratada para a impressão, se ela for também uma editora, mas o serviço é cobrado à parte.

 

  •  Elementos textuais.  

É o conteúdo do livro, propriamente dito. Pode ser dividido partes, como unidades, capítulos, seções, títulos, subtítulos, intertítulos, conforme o projeto gráfico definido pelo autor.

 

  • Elementos pós-textuais.

Glossário e anexos como mapas, gráficos, bibliografia, referências bibliográficas e colofão (com as especificações gráficas da publicação) Estes elementos não são comuns em literatura de ficção, exceto o último, que geralmente é preparado pela gráfica ou editora.

Nota: É na preparação de texto que se verifica a correlação entre as partes, a fluência e coerência textual. Para o autor independente, é recomendável que a preparação e a revisão sejam feitas por outras pessoas. Quando isso não for possível, que se observe um bom intervalo de tempo entre cada etapa. Isso é necessário para o distanciamento adequado, de modo a evitar que se acostume com os erros e não os note mais.

 

  •  Diagramação.

Significa “montar” as páginas do livro graficamente, na ordem em que serão impressas, utilizando um programa adequado para isso, como o Indesign. Essa parte da preparação do livro, como a capa, pode ser uma pedreira para o autor independente. As gráficas costumam oferecer esse serviço, mas o ideal é contratar um diagramador e mandar o arquivo já pronto para ser impresso. Procure por um profissional bem referenciado no mercado, que já tenha um portfólio de realizações.

 

Também é possível fazer a diagramação no Word, bem no estilo “faça você mesmo”. Há diversos tutoriais no Youtube e, também, em blogs e sites de autores. Entretanto, se você pretende produzir uma obra com aspecto impecável, não tente isso sem o apoio de alguém mais experiente.

 

  • Prova gráfica.

Depois da diagramação, você receberá o arquivo a ser impresso. É hora de ler o livro mais uma vez. Releia cuidadosamente confira todas as partes. Caso algum erro escape, não haverá mais nada a fazer, a não ser lamentar.

 

Se precisa de ajuda na produção do seu livro, acesse nosso site oficial, clique na aba "Serviços" e veja o que podemos fazer por você. Cultura Indie



2 comments:

Nanda Miranda said...

Nossa! O ISBN é feito pelas gráficas? Eu morria e não sabia disso! Grata por compartilhar...

Gilmar Milezzi said...

Somente as gráficas que atuam como editora podem fazer o registro de ISBN pra você. Eu Recomendo a PSI7, de São Paulo. Eles são muitos atenciosos, mas o serviço não é gratuito.