Você conseguiu terminar seu livro. E agora? Agora vem outra etapa não menos difícil, se você não tiver uma editora. Já mandou seus originais para trocentas editoras e não obteve uma resposta sequer? Normal. Editoras são empresas e o lançamento de um livro é cuidadosamente planejado para gerar lucro, de modo que, apostar em escritores famosos e consagrados é muito menos arriscado.
As opções para o escritor iniciante
Para o autor iniciante e ainda desconhecido restam as editoras prestadoras
de serviço. Os pacotes oferecidos dependem de quanto você pode gastar. A proposta
básica inclui capa, diagramação, registro no ISBN e a impressão de uma quantidade
de livros que você deve comprar para financiar o serviço, mas quase sempre os
valores cobrados são elevados.
Também faz parte dos pacotes básicos a colocação do seu livro nas livrarias e plataformas digitais, o evento de lançamento e a divulgação por meios digitais. A editora pagará a você os direitos autorais de praxe, que giram em torno de 10 por cento. Os pacotes mais caros podem incluir revisão e preparação dos originais. Caso o livro obtenha sucesso, a editora acena com a possibilidade de tradução e distribuição em outros países.
Se você optar por esse recurso, pesquise históricos dessas editoras e verifique se não há reclamações em sites como o “Reclame Aqui” e redes sociais. Grande parte delas querem apenas vender o serviço de impressão e depois abandonam você.
Esteja ciente que essa opção, embora dê menos trabalho, provavelmente dará prejuízo. Ela serve apenas para lançar você e seu livro no mercado editorial, se a editora contratada cumprir o que prometeu.
A auto publicação
Se descartou a opção acima, você mesmo pode contratar uma gráfica para impressão do seu livro. Isso tem vantagens e desvantagens. Vamos a elas:
Vantagens: Você tem o total controle da publicação. O lucro é maior e fica todo para você.
Desvantagens: Você tem que fazer tudo ou contratar quem faça. Isso implica em:
· Revisão: Essa etapa é extremamente importante. Se você não puder pagar um revisor profissional, consiga alguns leitores beta, dispostos a fazer uma leitura crítica rigorosa. Faça você mesmo a revisão também, mas aguarde algum tempo. Isso fará com que as falhas apareçam. Lembre-se que a revisão não se limita a catar erros ortográficos e de digitação. Procure os erros de sintaxe ou frases sem sentido, que possam comprometer sua obra. Verifique as informações e citações utilizadas e, sobretudo, não tenha pressa para publicar e aguarde até que tudo esteja perfeito. Essa fase da preparação do livro é papel do editor ou do copidesque, mas você deve fazer sozinho. Então capriche e faça o seu melhor!
· Capa. Se você puder fazer, economiza uma graninha, mas não improvise. O livro ainda costuma se vender pela capa;
· Diagramação. Como na confecção da capa, essa fase exige conhecimento e habilidade. Se você não possui, deixe por conta da gráfica, que pode providenciar também a ficha catalográfica e o registro no ISBN, mas saiba que esses serviços serão incluídos no orçamento;
· Número de exemplares. Mesmo que você tenha condições financeiras para imprimir uma grande quantidade, mande imprimir no máximo cem exemplares na primeira tiragem. É suficiente para fazer um lançamento e vender para amigos, conhecidos e pessoas que podem se interessar espontaneamente. Após essa experiência, você poderá fazer a segunda tiragem, sem correr risco de encalhe.
Lembre-se que você está sozinho nessa parada. Seu livro é importante só para você. Portanto, não espere muito engajamento das pessoas próximas. É mais fácil um desconhecido acreditar no valor de sua obra, que um amigo ou parente.
Ao contrário das editoras, que podem fazer a distribuição nas livrarias em todo o país, seu alcance geográfico é bem menor, pois você é o único vendedor de sua obra.
Tudo pronto, livro impresso? Então á na hora de planejar o lançamento. Escolha um local. Pode ser uma livraria que tenha espaço e apoie esse tipo de evento, um barzinho que faça eventos culturais, clubes e associações.
Depois do lançamento, procure participar das feiras literárias e culturais próximas. São bons lugares para vender o livro. Se você tiver pegada de vendedor, pode oferecer seu livro em saída de teatro, cinema e, também em confeitarias e cafeterias. Grandes supermercados (aqueles que tem praça de alimentação) e ‘shoppings’ podem ser promissores, se você conseguir autorização. Você pode fazer sessões de autógrafos nesses locais. Realmente funciona.
A venda pela Internet.
A auto publicação implica em que você deva se envolver pessoalmente nas vendas do seu livro. Felizmente a ‘internet’ pode ser de grande ajuda. Você pode pôr seu livro físico e e-book à venda nas grandes plataformas, como Amazon, Bibliomundi e Clube dos Autores, mas o esforço de divulgação é todo seu.
A Divulgação
Divulgação orgânica: O autor independente pode contar com a diulgação boca a boca, isso sempre funciona em aluma medida, principalmente se ocorrer nas redes sociais. Interaja com grupos voltados para literatura, grupos de leitura e feiras literárias, por exemplo. Construa sua network entre os amantes da literatura. Sobre a divulgação nas redes sociais haverá um post específico, dado o volume de conteúdo.
Publicidade paga. Se você dispor de alguma verba, invista no impulsionamento de seus posts nas redes sociais. Para isso, utilize banners com a capa do livro, junto com uma chamada bem bacana.
Blog: Todo autor deve ter um blog, onde possa publicar conteúdos com facilidade e também divulgar seus livros. É possível criar sua página com pouco ou, mesmo, nenhum investimento e ainda lucrar com o Google Adsense ou anúncios de patrocinadores, se o tráfico no seu blog for notável para os motores de busca.
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